Categoria: Artigos
Data: 03/04/2025
Nos dias de hoje temos observado a enxurrada de notícias que invadem os meios de comunicação acerca da corrupção e práticas antiéticas. Aliás, a palavra “ética” está, atualmente, muito em voga. Mas o que é ética? Ou, o que é ter um comportamento ético?
Em primeiro lugar, vejamos o que significa “ética”. A palavra “ética” tem a sua origem no termo grego “ethos”, ou seja, os costumes, hábitos e valores de uma determinada coletividade ou pessoa. A palavra moral, do português deriva-se daí. Entretanto, a palavra ética tem sido utilizada em diferentes sentidos. Um deles é que a ética deva ser uma forma reguladora do comportamento de uma sociedade, ou seja, de como a sociedade deve se comportar sob o fator de regras e da moral.
Mas, nesse ponto, surgem várias questões que não envolvem apenas atos de corrupção. Sobre isso, como encarar a ética quando temos as experiências, recentes, com células-tronco de embriões? Tal prática, para muitos, está justificada na preservação ou cura de vidas. Mas o que dizer sobre a morte desses embriões para tal finalidade? Mais ainda, como administrar os milhares de embriões congelados que estão nos laboratórios de fertilização humana, que talvez nunca serão implantados para nascerem e crescerem? Será que esse processo também não está no tema da ética?
Portanto, precisamos, então, entender não somente o que é ética, mas também o que é ser ético.
Como falamos, anteriormente, existem muito tipos de ética, mas, aqui, quero tratar sobre a ética na visão cristã. Na Igreja Reformada, a questão da ética emana da Palavra de Deus como única regra de fé e prática. Dessa forma, a Bíblia é a referência cristã sobre o comportamento e o caráter de todo cristão.
Assim, quando falamos em ser ético na visão cristã, é buscar temer, seguir e aplicar a Palavra de Deus em todas as situações da vida no cotidiano. Sobre isso, a própria Escritura nos instruí quando diz: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:21-22). Dessa forma, o que temos aqui é a explícita declaração da importância sobre a aplicação da Palavra de Deus na questão de ser ético, sob a cosmovisão cristã, a fim de que o caráter do homem seja moldado, segundo a vontade de Deus e, conseqüentemente, para o bem da sociedade em que esse homem vive. 
Desta feita, a questão de ser ético não envolve apenas uma forma de comportamento sob os olhos de uma sociedade como agente reguladora máxima, mas, acima de tudo, ser ético, na base cristã, é olhar para o referencial de conduta e caráter ilibados que está em Cristo, o Autor e Consumador da fé. Nesse sentido, temos tudo isso registrado em letra, que é a Palavra de Deus, a Bíblia, como o único agente regulador e disciplinador perfeito do comportamento do homem.

Tags: igreja ipb ética

Autor: Rev. Antonio José Oliveira   |   Visualizações: 12 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário