Categoria: Artigos
Data: 04/04/2025


Como você tem considerado a Palavra de Deus na sua vida cotidiana? Algumas pessoas tem considerado a Bíblia apenas aos domingos, quando vão à igreja nos cultos ou nas atividades como Escola Dominical. Em geral, a Palavra de Deus, para essas pessoas, é algo desconhecido. Muitos, nesse sentido, vivem numa espécie de ignorância a respeito daquilo que o cristão deve saber, sobre o que Deus fez por eles, dos propósitos divinos, e até mesmo o desconhecimento das ricas promessas registradas pelo Senhor em Sua santa Escritura.

 

Este pequeno artigo pretende provocar uma reflexão sobre a necessidade do cristão em considerar a Palavra de Deus como sua fonte de sabedoria, conhecimento e esperança revelados por Deus, para que, diante das lutas diárias, o crente possa perseverar na caminhada rumo à Jerusalém celestial.

 

Para isso, olhemos o que a Palavra de Deus fala sobre ela mesma. Está em 2 Timóteo 3.16-17:

 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

 

Paulo, escrevendo ao jovem discípulo Timóteo, fala acerca daquilo que a Escritura, como Palavra de Deus, possui em suas características.

 

A primeira delas, "útil para o ensino" (διδασκαλια). A palavra ensino, tem em si não apenas o sentido de passar conhecimento, mas o uso de um método para a comunicação desse conhecimento.

 

A Palavra de Deus nos ensina de maneira diferente de qualquer outra coisa. Ela ensina coisas que não aprenderemos em nenhum outro lugar. Não apenas nos transmite conhecimento, mas também forma em nós a sabedoria. E nos revela os mistérios espirituais mais profundos e insondáveis que alguém pode vir a considerar.

 

E qual é o método usado por Deus nesse ensino?

 

O método usado por Deus consistem em nos desmontar e depois nos reconstruir. A Bíblia desconstrói pensamentos e motivações do nosso coração e, em seguida, os reconstrói. Ao ensiná-lo, a Palavra recria você à semelhança daquele que o criou e o dotou.

 

Segundo Paul Tripp:

 

Todos temos resquícios de formas antigas e antibíblicas de pensar pairando em nossa mente. Todos temos lacunas em nosso entendimento teológico. Todos precisamos de uma compreensão mais profunda e prática dos planos, dos propósitos e do chamado de Deus. Todos precisamos de uma compreensão mais plena e rica do evangelho de Jesus Cristo. Todos precisamos aprender mais sobre a tenebrosa tragédia do pecado. Todos precisamos entender mais profundamente o que significa crescer na graça. E todos precisamos aprender mais sobre como essas coisas se aplicam a situações, relacionamentos e locais de nosso dia a dia. Nenhum de nós sabe tudo o que a Bíblia tem a nos ensinar. Se você acha que domina esse livro, provavelmente significa que não foi dominado por ele.

 

 

A instrução bíblica mudou a maneira como você aborda suas amizades, a maneira como educa seus filhos, sua conduta no casamento, a maneira como usa seu dinheiro? O conhecimento teológico fez com que você vivesse com mais esperança, coragem, amor e alegria nos lugares em que vive e se relaciona? Em que área, neste exato momento, você está lutando para aplicar seu entendimento bíblico e teológico à vida cotidiana? Seu conhecimento bíblico está produzindo sabedoria prática e básica, com uma agenda já definida? Você ainda encontra a alegria que um dia já teve no estudo da Palavra de Deus? A Bíblia é seu mestre mais estimado, procurado e influente?


Fonte: Tripp, Paul David. Você acredita?: 12 doutrinas históricas para mudar sua vida cotidiana (Portuguese Edition) Kindle Edition. 

 



Autor: Rev. ANTONIO JOSÉ OLIVEIRA   |   Visualizações: 90 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário